1- Descrição sobre a origem da vida de acordo com textos do autor J. Laurence.
Laurence, J. Biologia: ensino médio, volume único/ J. Laurence. – 1 ed. – São Paulo: Nova Geração, 2005, capítulo 6.
2- Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu.
3- O universo surgiu a partir de uma grande explosão denominada Big Bang. A matéria que até então estava comprimida, após a explosão concentrou-se em grupos que conhecemos como galáxias. Entre as milhares de galáxias existentes, se encontra a Via Láctea, que é onde está a estrela que chamamos de Sol.
Restos de poeira cósmica e de gases ficaram girando em torno do Sol como um disco, após um tempo isso foi se fragmentando e se fundindo em massas maiores, dando origem aos planetas e asteroides.
Geração espontânea ou abiogênese, como o próprio nome já diz, é a teoria de que os seres vivos surgiram espontaneamente a partir de materiais orgânico em decomposição, lodo e outros materiais não vivos. Então em 1660, Francesco Redi, realizou um experimento comprovando que essa teoria estava errada.
Acredita-se que os primeiros seres vivos tenham se formado na própria atmosfera e nos oceanos da Terra primitiva. A formação de moléculas de proteína com moléculas de água são chamadas de coloides.
Nos oceanos onde ocorre o processo de coloides, a aglomeração de proteínas envoltas por moléculas de água ficaram concluídas por coacervados, nome dado por Oparin.
1- Notícia sobre descoberta de bactérias que se alimenta de arsênio
Jornal Nacional – Bactéria que se alimenta de arsênio entusiasma cientistas brasileiros. Edição do dia 03/12/2010 21h36.
2- ───
3- Na quinta-feira 02/12/2010 foi divulgada uma pesquisa feita pela Agência Espacial dos Estados Unidos, eles descobriram uma bactéria que tem um metabolismo inédito. Ela produz energia de uma forma que a ciência não havia registrado em nenhum outro ser. É a bactéria GFAJ-1 e pode ser encontrada aqui na Terra.
A descoberta entusiasmou a comunidade científica do mundo todo, inclusive a do Brasil, pois segundo pesquisadores da USP, ela encaminha para possíveis descobertas de novos organismos.
Cientistas acreditavam que todo ser vivo, do mais simples para o homem, precisava ter no mínimo seis elementos químicos básicos. Mas, segundo a Nasa, a bactéria encontrada em um lago na Califórnia é uma exceção.
Os pesquisadores cultivaram a bactéria com uma dieta que substituiu gradualmente o fósforo por arsênio, um elemento venenoso para a maioria dos seres vivos. A bactéria conseguiu se multiplicar e ainda modificou seu próprio DNA, trocando parte do fósforo por arsênio.
“É possível, então, que exista toda uma série de microrganismos vivendo junto com a gente, dividindo o planeta com a gente, talvez em uma proporção tão grande quanto os organismos “normais”, mas que a gente não consegue detectar”, disse Douglas Galante, do laboratório de Astrobiologia USP.
O show de Darwin
ResponderExcluirFoi a maior festa de aniversário da história. Só no dia 12 de fevereiro ou próximo dele — o aniversário de duzentos anos do nascimento de Charles Darwin, ou "Dia de Darwin" — houve mais de 750 eventos comemorativos em pelo menos 45 países, e no dia 24 de novembro ou em dias próximos houve outra enxurrada de celebrações para marcar o 150º aniversário da publicação de A origem das espécies por meio de seleção natural, ou A preservação de raças favorecidas na luta pela vida. Em Mysore (Índia) o Dia de Darwin foi celebrado por uma exposição "proclamando a importância do dia e a grandeza do cientista". Em Charlotte, na Carolina do Norte, houve apresentações de um musical, de um único artista, Charles Darwin: live & in concert (A irradiação adaptativa produziu a enorme baleia;/Suas mãos viraram guelras/E ela tem rabo de sereia). Em Harvard, as celebrações incluíram "bebidas grátis, bandas de rock interpretando canções tendo como tema a ciência, bolo, decoração e um golira dançarino" (estudantes de biologia se revezavam na fantasia de gorila). Voluntários, tanto estudantes como professores, circulavam pela universidade declamando o texto integral da Origem.
Nas ilhas Galápagos, turistas em peregrinação científica eram obsequiados com "um relato ativo e revelador da vida deste magnífico cientista", e um grupo de ex-alunos da Stanford University refez a viagem de circunavegação do HMS Beagle em um Boeing 757 bem equipado, na companhia da mais respeitada biógrafa acadêmica de Darwin. O aniversário foi comemorado ao redor do mundo — em Bogotá, Cidade do México, Montevidéu, Toronto, Toulouse, Frankfurt, Barcelona, Bangalore, Cingapura, Seul, Osaka, Cidade do Cabo, Roma (onde foi patrocinado pelo Conselho Pontifício de Cultura, como parte de uma iniciativa reconciliadora do Vaticano) — e em todos os cenários metropolitanos e científicos imagináveis. Desde 2000, a nota de 10 libras inglesa traz no verso o retrato de Darwin (substituindo o de Dickens), mas em 2009 selos postais especiais e uma nova moeda de duas libras o homenagearam, como moedas e selos de pelo menos dez outros países.
No Facebook foi criado um grupo para a comemoração: sua meta era ter 200 mil mensagens de Feliz Aniversário postadas até 12 de fevereiro e 1 milhão de "amigos" no aniversário da Origem, em novembro. O grupo também planejava cantar em massa o "Parabéns a você" para Darwin, mas acho que isso acabou não acontecendo. E foram feitas camisetas, ursinhos de pelúcia, bonequinhos, sacolas, canecas de café, imãs de geladeira, mousepads, almofadas e vasilhas para animais de estimação; adesivos para carro com os dizeres "Darwin te ama", broches estampados com "Darwin é meu companheiro" e calcinhas tanga com a inscrição "Eu ♥ darwinismo". A primeira frase da contribuição histórica mais substancial do ano, o livro Darwin's sacred cause1, de Adrian Desmond e James Moore, é: "As marcas globais de produtos não são muito mais famosas do que Charles Darwin". Verdade.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002010000200010&lang=pt
william nobuhiro mizobata
Tarefa Gene
ResponderExcluirWilliam Nobuhiro Mizobata nº18
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162011000500005&lang=pt
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702002000300012&lang=pt
Tarefa Gene
ResponderExcluirJosé Ricardo
http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=1312493962740512668#allposts
William Nobuhiro Mizobata
ResponderExcluirtarefa cromossomo
"Não perca tempo da sua vida fazendo coisas que atrapalhe a construção do seu futuro."
Hatake Kakashi
"Tenho a impressão de ter sido uma criança brincando à beira-mar, divertindo-me em descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso oceano da verdade continua misterioso diante de meus olhos."
ResponderExcluirIsaac Newton